quinta-feira, 28 de junho de 2012

Kit para estudo do comportamento ondulatório da Luz



Este kit foi resultado de um projeto desenvolvido durante o curso de física, da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física Moderna, no qual nos foi apresentado um método de cálculo do comprimento de onda de uma ponteira laser, com o uso de CDs como rede de difração, baseando-se na Lei de Interferência de Young.

O novo aparato foi projetado de modo que as medidas para o experimento proposto (que será exposto detalhadamente durante este manual) pudessem ser aferidas de maneira mais segura e rápida do que as obtidas nos métodos até então propostos, obtendo um erro menor e agilidade experimental. Para isso foram introduzidos novos mecanismos (que serão especificados abaixo) no experimento para que esses objetivos fossem alcançados e tornasse este kit um método experimental mais vantajoso.

Outra consideração importante no desenvolvimento deste kit é o fato de todos os materiais utilizados serem de baixo custo, e terem sido confeccionados de maneira simples, com instrumentos básicos de marcenaria, portanto sendo de fácil reprodução.

Os materiais utilizados podem ser facilmente obtidos, ou de sobras de outros experimentos ou sendo possível a aquisição, já que possuem um preço bem acessível. Utilizou-se materiais como: sobras de madeira, CDs inutilizados, um suporte metálico, pilhas, lâmpada fria, trena quebrada e uma ponteira laser.(Os materiais também serão mostrados em detalhe adiante)

Por fim, uma das características mais importantes que deve ser explorada neste experimento, é o fato de através dele podermos abordar diferentes tópicos relacionados ao comportamento ondulatório da Luz. Apesar de tratar-se especificamente de uma medida de comprimento de onda através do fenômeno da difração, que fica mais evidente, podem ser abordados diversos conceitos como: princípio de propagação retilínea da luz, refração, reflexão e outros.

Para mais informações sobre os materiais, montagem e instruções acesse o manual neste link.

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